Ocorreu um erro neste gadget

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Biografia

Aron Belinky, pesquisador e consultor, especialista em responsabilidade social, sustentabilidade e consumo sustentável , tem formação em Administração Pública pela FGV-SP e Geografia pela USP. É Secretário Executivo da Ecopress - a 1a agência brasileira de notícias ambientais e do GAO - Grupo de Articulação das ONGs brasileiras na ISO 26000 (Responsabilidade Social), com atuação destacada junto ao grupo de trabalho internacional para construção dessa norma. Nos últimos anos ministrou dezenas de palestras para o público empresarial e acadêmico sobre os temas de sua especialidade, tendo também prestado consultoria a empresas e entidades como a Fundação Getúlio Vargas-FGV, Instituto Ethos, Instituto Akatu e Fundação Dom Cabral.

Através do GVces, foi um dos responsáveis pela revisão do ISE/Bovespa (Índice de Sustentabilidade Empresarial) em 2006, 2007 e 2008. Presta serviços de planejamento e orientação na implantação de projetos de engajamento comunitário e estruturação do investimento social privado para grandes empresas. Escreve regularmente sobre sustentabilidade e cidadania em diversos veículos de primeira linha da imprensa nacional. Participou como palestrante em seminários na EAESP/FGV; PUC/SP e FIA/USP, entre outros. Colabora com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) na elaboração dos Cadernos de Governança Corporativa (“Sustentabilidade e Governança Corporativa” - já publicado - e “Governança de Organizações do Terceiro Setor – em estudo). Foi membro do júri dos prêmios “Eco”, (da Amcham- American Chamber of Commerce); “PNBE de Cidadania”; “Planeta Casa” (da Revista Casa Cláudia) e “Responsabilidade Social no Varejo”, (do Centro de Excelência do Varejo - CEV/FGV).

Atua também como Consultor de Pesquisas e Métricas do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, desde setembro/2003. Neste período foi responsável, entre outros projetos, pela realização das seis pesquisas do Akatu sobre comportamento do consumidor e práticas de RSE pelas empresas brasileiras; pela coordenação geral e implantação inicial do movimento “CUIDE-Consuma sem consumir o mundo em que você vive”; pela produção da série temática “Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito”* e pelo desenvolvimento do Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente, incluindo a criação da Escala Akatu de RSE e dos Indicadores Akatu de Consumo Consciente. É fundador e dirigente da Ecopress – a primeira agência brasileira de notícias ambientais.

Anteriormente foi empresário das áreas de serviços de engenharia/ar condicionado (1986 a 1994) e de comunicação e marketing (1995 a 2003), tendo atuado também em diversas iniciativas da sociedade civil na área ambiental e empresarial.

Participou da fundação da SOS Mata Atlântica e da Pró-Juréia, que dirigiu entre 1986 e 1991. Como vice-presidente da ABRAVA - Associação Brasileira das Empresas de Ar Condicionado e Refrigeração - foi responsável pela representação do setor na Conferência Mundial Rio-92, na negociação do processo de implantação do Protocolo de Montreal no Brasil e na criação da primeira iniciativa brasileira para reciclagem de CFCs.

* A série temática “Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito” compõe-se de um conjunto de quatro publicações, elaboradas em 2005/2006, com o objetivo de estabelecer uma base de conhecimentos e de instrumentos para ações de mobilização social e de comunicação, tendo como eixo a união entre educação financeira e educação para a sustentabilidade. Representa uma abordagem inovadora e ampla sobre estes temas, transitando desde os fundamentos do sistema financeiro e dos conceitos de crédito, juro e moeda, até os processos comportamentais, culturais e éticos que governam as decisões econômicas de cada indivíduo. Aborda tanto aspectos teóricos e conceituais, quanto estudos de caso e aplicações práticas no dia-a-dia de consumidores e empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Em breve entraremos em contato. Abraços